Olá, anfitrião!
Antes de compartilhar a sua bicicleta com alguém, queremos dividir com você algumas dicas para proporcionar uma boa experiência aos ciclistas que usarão a sua bike.
MANUTENÇÃO
- Freios
Se perceber alguma dificuldade na frenagem (sapata desalinhada, solta, gasta ou com pressão inadequada), leve a bicicleta ao mecânico. - Ajustes
É fundamental que todas as partes da bicicleta estejam bem fixadas — guidão, selim, rodas, pedal, etc. Se perceber algum ruído estranho ou mau funcionamento da bicicleta que você não consegue resolver, leve-a para manutenção profissional. - Corrente
Lubrifique a corrente com óleo apropriado. Não se esqueça de tirar a sujeira antes. - Rodas
A bicicleta perde rapidamente a calibragem. Evite pneus murchos, pois exigem maior esforço físico do ciclista, e também pneus muito cheios, que dão menos aderência e causam desconforto ao pedalar. Siga a recomendação do fabricante para enchê-los.
ACESSÓRIOS OBRIGATÓRIO
Fique atento, alguns acessórios são obrigatórios na bicicleta, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Confira quais são eles a seguir.- Sinalizações noturnas reflexivas: a sinalização dianteira deve ser na cor branca, a traseira na cor vermelha, os pedais e laterais na cor amarela ou branca. Mantenha-as limpas para que possam refletir a luz.
- Campainha: a campainha deve ser de boa qualidade para permitir que os outros usuários identifiquem a bicicleta no trânsito e fiquem atentos.
- Espelho retrovisor: deve ser colocado um espelho retrovisor pelo menos do lado esquerdo. Escolha um acessório de qualidade, que permita a visualização do que acontece atrás do ciclista. O material deste equipamento deve ser de plástico para não oferecer risco.
RETIRADA DA BIKE PELO CICLISTA
Na hora de entregar a sua bike para o(a) ciclista, usar um cadeado com senha é uma boa alternativa. É só combinar o local de retirada, o horário e informar a senha para ele(a) buscar a bicicleta.
Agora sim, você está preparado para compartilhar sua bicicleta e ela está pronta para passear pela cidade na companhia de outro ciclista.